Limpeza de Pele

Nossa pele contém diversas impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir, tais como espinhas, cravos e miliuns (bolinhas de sebo sob a pele). Para ficar livre deles, só com uma boa limpeza de pele que também recupera o brilho e a viscosidade.
Caso queira iniciar um tratamento estético facial mais profundo, indicamos antes realizar uma limpeza de pele. A técnica utilizada baseia-se no biotipo cutâneo, de acordo com as características individuais. Deve-se observar a ficha de avaliação prévia do cliente para selecionar os cosméticos adequados e definir a prioridade na limpeza de pele, como extração de lesões acneicas, por exemplo. Após a análise iniciam-se os procedimentos na seguinte ordem:

limpeza de pele1- Higienização: aplica-se sabonete ou loção de limpeza com movimentos circulares em toda a face, e, em seguida, retirar com algodão e água. Por meio desse procedimento, são retiradas as sujidades e a oleosidade excessiva da pele.

2- Esfoliação: aplica-se o esfoliante na face, com movimentos circulares, e retirar com algodão e água. Há a remoção de células mortas. A escolha do esfoliante, mais ou menos abrasivo, depende do biotipo cutâneo. Quanto maior a abrasão, maior o afinamento da pele.

3- Tonificação: existem diversos tipos de tônico facial - produto utilizado para equilibrar o pH cutâneo: adstringentes, calmantes, nutritivos, antissépticos, hidratantes, entre outros. A escolha do tônico varia de acordo com o objetivo do procedimento. Sua aplicação é realizada com algodão embebido.

4- Emoliência: utiliza-se creme ou loção emoliente, a fim de facilitar a extração. É associada ao vapor por aproximadamente 15 minutos. O vapor tem duas funções: bactericida (ozônio) que muito auxilia no processo de desinfecção da pele reduzindo a flora bacteriana contaminante na pele acneica e aquecimento que gera amolecimento dos comedões, abertura dos poros e melhora da nutrição tecidual.

5- Extração: realiza-se a extração manual de cravos, espinhas e milium. O procedimento da extração é feito em aproximadamente 30 minutos, pois não podemos agredir muito a pele.

6- Alta frequência: é utilizada após a extração, por conta do seu efeito bactericida, descongestionante e cicatrizante.

7- Massagem: A massagem mais indicada após a extração é a drenagem línfatica manual, pois apresenta efeito descongestionante.

8- Máscara: utiliza-se mácara calmante, descongestionante ou secativa.

9- Finalização: após a retirada da máscara facial, aplica-se o protetor solar.

Cuidados após fazer a limpeza:
Não se expor ao sol nas 48 horas subsequentes e aplicar filtro solar com fator 30, no mínimo. Também deve ser evitado cosméticos que contenham ácidos em sua composição, pois a pele está sensível demais e eles podem causar manchas. Evitar cremes oleosos, pois podem entupir os poros.